quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dia do escritor!


“Encher de vãs palavras muitas páginas 
E de mais confusão as prateleiras.

Dia do escritor!

Poucas pessoas sabem, mas hoje dia 25/07 é o Dia Do Escritor, e iremos prestar uma homenagem, aos nossos escritores favoritos!   
 O que é um escritor? Escritor é todo aquele indivíduo que se dedica inteiramente as palavras, seja de modo profissional ou não! 
  Quando se escreve é possível viajarmos para onde quisermos, nada melhor do que acordar em um ótimo dia super inspirado, e entregar-se aos versos, escrever é a libertação da mente, damos asas a nossa imaginação!
Um escritor não precisa ter a missão de salvar o mundo, mas deve carregar a responsabilidade  de ser honesto consigo mesmo e com os outros {...}
     Escritor é a pessoa que se expressa através da arte da escrita, ou, tradicionalmente falando, da literatura. É autor de livros publicados, embora existam escritores sem livros publicados (chamados, por alguns, de amadores).
              Todo escritor no início de carreira carrega consigo, a insegurança, se param a pensar, será que isso está bom? Será que as pessoas irão gostar? É algo comum,já que quando se escreve, espera-se que os leitores formem uma opinião sobre o assunto!

Top Five dos meus escritores favoritos, e um pouquinho de cada!


Machado De Assis: sou fascinada por este escritor, é um homem que encanta não só pelas suas obras maravilhosas, mas também pela sua incrível história de vida! Já li vários livros dele, mas o que mais gostei foi "A mão e a Luva" é um romance, que fala sobre a ambição, fiz até uma peça teatral sobre ele, e confesso,é maravilhoso, recomendo!
Carlos Drummond de Andrade: já li bastante livro dele, ótimo escritor, que usa sempre palavras que tocam profundamente nossos sentimentos, nas minhas provas, simulados, sempre caem coisas sobre ele, e assim, é muito especial você estar fazendo algo que vai te ajudar futuramente, com algo que você adora o livro dele que eu mais gosto é "Contos de aprendiz", gente é perfeito, e resume muito o que eu sinto,porque conta como foi que ele descobriu as palavras, a sua infância!!!
Paulo Leminski: esse não há muito que se dizer, porque ele também é um ótimo escritor, o meu livro favorito dele é "Descartes com lentes”, contém histórias fantásticas, e foi um livro que minha professora de português me emprestou para ler, é adorável!
Pedro Bandeira: ele é um escritor que usa as palavras mais para o lado infantil, mas são obras lindas também, li poucos livros deles, mas gostei bastante de "A marca de uma lágrima" confesso que li ele, porque me apaixonei pelo título, o título dá uma coisa assim, que é absolutamente encantador!
Sebastião Salgado: é um fotografo brasileiro reconhecido pelo seu modelo único de fotografar, mas também se dedicou a escrita de crônicas, muito lindas, as quais me encantei muito por "Um incerto estado de graça"!!

Mel Fronckowiak e Natália Parreiras

E eu não posso deixar de citar as minhas poetas mais que preferidas, Mel Fronckowiak e Natália Parreiras, poetas que me ajudaram a descobrir as palavras. Infelizmente ainda não li nenhum livro delas, mas em breve quero estar com eles em mãos! Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a Natália, porque escreve muito bem, está arrasando as poesias, sempre nos dando carinho e atenção, eu acesso o blog dela todos os dias, e a Naty é uma mulher incrível, que faz de tudo para nos dar o máximo de atenção, é a minha poeta rubra, já tenho por ela um apreço incrível, e pra sempre vou guardar na memória e no coração!!!
E também a minha Melzinha que está começando agora,escreveu seu primeiro livro "Inclassificável" que já está em pré venda,fazendo o maior sucesso, e ela merece, porque ela nos conquista pela doçura de suas palavras,desejo a você Mel,todo o sucesso do mundo,porque você tem potencial para isso, e olha prepara bem as mãos porque você irá autografar milhares de livros por esse Brasil a fora, e quem sabe o mundo!!! E o que sinto por ela vai mais além, é muito mais, é o amor de fã, desde o dia que vi pela primeira vez aquela princesa brilhando nas telinhas, me apaixonei, e a cada dia que se passa eu me fascino mais, ela é uma mulher inclassificável! O brilho das estrelas, Deus deixou uma parte no céu, e a outro depositou na Melanie e mandou esse presente maravilhoso, para nós, que veio para completar as nossas vidas, todos os dias eu rezo por ela, e agradeço por Deus ter colocado ela em minha vida, e eu bato no meu peito com o orgulho pra dizer,que eu sou fã da Mel,fã da poeta,fã da titia da internet,fã da mãe da poesia,fã da menina do sul,fã da mulher inclassificável! E esse eu não tenho dúvidas que é o primeiro de muitos livros da Mel, é o primeiro de muitos sucessos, porque pessoas como vocês merecem tudo do que há de melhor! Amo vocês...
Vou levar eternamente vocês Naty e Mel no meu peito, obrigada por existirem, e feliz dia do escritor, minhas poetas!!!


Texto por Gabriella Silva ( @yogadamel)


_________________________________________________________________________


Hoje, em especial, é um dia em que as palavras se movimentam, pulam de cabeça para baixo e se revoltam contra o invisível. Hoje é dia de ser feliz,é dia de fazer felizes aqueles que nos fizeram,faz ou ainda vão fazer “Ser” com as palavras mais bonitas, sensíveis, talvez um pouco bagunçadas, um pouco desordenadas, sem métrica, ou metricamente infinitas em bordas de poemas sem sentido, difíceis, de palavras encabuladas de memórias, de lembranças de estradas passadas, de aventuras, biográficas, de personagens atraentes, amigáveis e irreverentes. Hoje é um dia cujo julgamento não se deve ser feito, pois não existem palavras, belas ou feias, para denominar e agradecer esses seres que talvez, intencionalmente ou não, nos fazem viajar pelo mundo, não, pelo universo simultâneo e paralelo das palavras!

Feliz Dia do Escritor!

Escritores que fizeram e fazem parte da minha história:

            Thalita Rebouças: Escritora que me fez leitora. Se não fossem os “Fala Sérios” da Malu, meu mundo de palavras, escritas, e de leituras, talvez, ainda não estaria vivo. Foi nas aventuras de Malu, com a mãe, o pai, as amigas, os professores e os namorados que pude me encontrar e assim dizer a tudo e a todos: Hoje eu sou leitora!Sim, o meu primeiro despertar, o meu primeiro abrir de olhos, a minha primeira virada de páginas foi aqui, lendo e me deliciando com a prosa crônica de Thalita Rebouças, era como um sonho abrir as primeiras páginas, eu devorava os livros, pois não agüentava ficar sem saber o final da aventura, era tudo tão fantástico parecia que eu tinha descoberto um mundo mágico e meu onde os monstros não poderiam entrar, eu tinha nove anos, foi o meu olhar mais crítico o debater de livros que estava na moda, não que não haverá de ler outros livros antes, mas a partir daquele dia, onde eu sentada a escolha de livros me deparei com o Fala sério, pai! Foi ali, meu fortalecimento, meu renascimento, a partir dali eu pudera me denominar leitora, um título talvez que há quatro anos poucos queriam, Mas eu quis, eu aceitei com peso a decisão de firmar um “compromisso” com a leitura. Parece fantástico, mas hoje quatro anos depois eu me emociono a falar de você: “Escritora mais feliz do Brasil (não, do mundo)! Se hoje estou aqui, escrevendo esse texto em homenagem ao seu dia, foi e é porque me fizeres leitora, o princípio de todo foi esse, mas podes acompanhar meus sonhos e depois de alguns anos, pude lendo os mesmos livros, as mesmas histórias, trilhando os mesmo caminhos, me denominar autora. Meu caminho nas palavras foi de início seu, foi graças aos teus conselhos em palavras encabuladas dentro de um livro de duzentas e poucas páginas que eu pude crescer em sonhos, os mantendo sempre vivos. Obrigada por tudo! Feliz, seja o teu dia, o dia que podes denominar de seu. Não que todos não sejam... Mas esse é só seu, e de um universo todinho de palavras!

            José Mauro de Vasconcelos: Foi lendo o clássico dos clássicos que consegui criar um olhar talvez mais nobre quanto ao mundo diverso em que vivemos, foi ao abrir este livro que consegui perceber que enquanto que pensava que tudo podia igual, o mundo se diferenciava em cor, raça, sexo, religião, classe social. O olhar simples e poético do autor quanto à diferença, pude perceber que na diferença somos todos iguais. Lendo o autor, percebi a simplicidade narrada na história, à humildade poética de alma e de corpo. Eu me aventurei aos choros e às vezes aos risos, vendo o personagem principal passando por dificuldades e dando a volta por cima no querer, o livro me mostrou que a força de vontade pode nos transformar em cidadãos melhores e humanos. E que doer faz parte, faz parte de um mundo humanizado, guerreiro, batalhador e sonhador. A dor me é vista com o recomeço, a dor renasce e depois o alívio invade assim, todos dão a volta por cima ao chutar para bem longe amargura que faz a vida doer. Infelizmente a morte também doe, e este poeta de prosa nos deixou com sonhos formados de um futuro amanhã melhor, de onde estiveres não estás conosco em vida para comemorar o teu dia. Mas que então, ele seja nosso, amantes de sua literatura nata, Obrigada pelo olhar de baixo daquele lindo e meu só meu. O Meu Pé de Laranja Lima, estará pra sempre vivo em mim!

            Carlos Drummond de Andrade: Poeta completo... O nato! O rei! Impossível não se apaixonar pelas críticas apelativas por um mundo melhor no jogo poético do poeta. Drummond e sua irreverência fizeram-me-me um pouco mais leitora de poesia. Poema, gênero textual perfeito para desvendar o universo dos sentidos, minha sensibilidade crítica aumentou bastante após a leitura de um dos livros do maior poeta que já existiu, foi espontânea a leitura de Sentimento do Mundo, escrito durante a Segunda Guerra Mundial, e lido por mim no final do ano passado, me fez perceber p quanto o poeta  gritava por socorro nesse mundo que hoje é narrada pelo passado, Drummond já narrava o mundo de hoje, talvez alertando no passado que uma catástrofe simultânea podia estar prestes a acontecer. Drummond me fez despertar o meu olhar mais crítico e talvez futurista em relação ao meu mundo e ao mundo que ainda posso construir talvez a minha formação mais madura no mundo das palavras tenha sido encontrada nas páginas de Carlos Drummond de Andrade, que ostra em poemas sua simplicidade mórbida, seu aconchego, seu lugar de dormir, sua noitada, sua vista da janela lateral. Drummond narra todo um mundo pedindo socorro, gritando e ao mesmo tempo festejando o sucesso adquirido no trabalho, Drummond narra o mundo real, o da realidade, que se inventa e reinventa sobre os olhares sentidos e  doídos de poeta, dizem que poeta tem que sofrer!Drummond deixou o mundo poético talvez mais claro e fraco após sua saída de vida, mas a morte de Drummond não é esta de alma, a alma poética continua viva nas prateleiras literárias, nos bolsos de jalecos, nas cabeceiras de cama, e no coração enamorado do poeta sonhador. Parabéns pelo seu dia, Drummond mais que Drummond, salve!

            Natália Parreiras Rubra: Sim, e o que falar da “rubra, bem rubra” que vem enchendo meu coração de palavras sóbrias, céticas, impróprias, propriamente em versos ou prosa, palavras denominadas e indeterminadas. Minha poeta preferida!Que cativa meus sonhos mais utópicos, que carrega meu eu tão sóbrio em mansas páginas de dois traços em épura, geométrico os teus traços em retos e rasos sentimentos indeterminados, Ser poeta ser escritor!Despertaste-me este lado mais formado, e determinado que se abranja ao achar palavras estranhas encabuladas insanas. Colocaste-me sobriamente sob um olhar permanente que ilumina meus olhos iludidos com a poesia soída, ela não precisa doer, pode amar! Amor indeterminado, infalível, deslocado do sombreamento invisível de dois lados estranhos que se denominam nosso. E se “Só em sonho, se vive só” Nos meus sonhos utópicos a solidão existirá até o ponto infalível do amor... Pois sim, Épura prosa amorosa e o amor, ah é desse que vive o homem!Seu olhar que me abraça todo dia em palavras, pois o toque ainda não foi possível, teu olhar me despertou um universo que já me era conhecido, mas não totalmente descoberto, tu me levaste para um lugar onde tudo é perfeito, o ódio não passa nem perto e lá todos se amam, Me levaste para o universo da poesia, esse que já me abriga, me acolhe e me assemelha aos demais, sou eternamente grata ao destino utópico que me apresentou a “poeta preferida” “rubra, bem rubra” descobri por ti, que a poesia cabe sim, e totalmente fluentemente em duas vidas distantes por quilômetros, mas que se completam em alma.Obrigada por teu carinho, apoio e atenção de sempre,obrigada por ser assim tão perfeita pra mim, e por ti eu dou  a volta no mundo e faço loucuras, poesias e prosas, pois se meu sonho se concretiza é porque acreditares em mim,obrigada pelas conversas e pela denominação de utopista(que hoje também sou) Hoje é mais que teu dia, pois além de escrever um livro, um poema, uma prosa, escreve uma vida,um sonho,uma realidade talvez inventada.Mas se não fossem os sonhos não teríamos nos encontrado! Parabéns pelo teu dia... Feliz dia do escritor! Viva minha, só minha, Poeta Preferida!

            Mel Fronckowiak: Escritora que se formou pela vida, És Inclassificável, poeta sabida, linda mulher, iluminada. Despertaste-me a poesia... Por ti, e é tão intraduzível que não sei explicar com. Mas de te ver, apenas te olhar, de te escutar, a poesia nasceu em mim, de forma em que eu não pudesse controlar sem saber ainda que tu fosses poeta formada e nata, a tua presença me transmitia a prosa e a poética ia se alojando em mim, até eu conseguir concluir os meus primeiros poemas, minhas primeiras poesias, eu não sabia direito que sentimento era esse que me dominava,mas era tão bom...Era tão bom, diversificar horizontes, fazer birra com a métrica pavorosa, e escrever, escrever e poder declamar minha poesias para a tua imagem,ninguém sabia, me denominariam de louca, mas que poeta é totalmente lúcido?Aos poucos teus poemas foram chegando, e no mundo virtual eu fui entrando apenas para observar e admirar os teus versinhos lindos postados e iluminados no seu perfil, e estava lá mas uma vez olhando para mim.Olhavas ara mim sem saber que eu existia,mas eu estava ali e permaneciam.Passavam-se dias e noites, caiam chuvas, nascia e ia embora o sol, cantava o passarinho, eu andava pelo caminho e ainda esperava escutar a tua voz. Até que um dia tu trouxeste uma poeta tão pouco desconhecida, que me ajudaria na minha formação poética. E foi aos poucos que eu fui acreditando mais em mim e me fortalecendo mais, até que enfim toda a utopia sonhada em meses e meses se tornou realidade ao vir se comunicar a mim, me chamava de poeta, mas poeta és crescida, és tu fortalecida e me fortaleceu como ser que sou!Você foi também aos poucos crescendo e se tornando cada dia mais Inclassificável, até que seu sonho que também era meu se tornou realidade “Sonho que se sonha junto é realidade!” E foi... E aí nesse dia, que já era noite, ou quase madrugada tu se tornou “A” escritora, para mim, e para milhares de jovens que buscavam e ainda buscam o poder da palavra, outros milhares, que como eu, também te buscam. Era noite... Era a sua noite... E a sua estrela brilhava no céu o sol já queria raiar para te coroar de novo: “Rainha” Princesa das letras, te amo sempre cada vez mais... Hoje, é teu dia, mas a gente ganha o presente junto com você... Ganhamos o teu sorriso Inclassificável!Feliz dia do escritor!

Hoje não é só o dia do escritor... Hoje é o dia do leitor... Pois nós, leitores temos a honra de ler as escritas dos grandes mestres da literatura, nacional ou internacional... Só me resta dizer a todos os escritores, que como esses a cima, fizeram,fazem ou ainda vão fazer parte de minha vida, aventura poética!Obrigada por escreverem e só posso desejar a vocês...

FELIZ DIA DO ESCRITOR!


Por: Ana Lidia Resende (AL_Resende)







Nenhum comentário:

Postar um comentário